Conheça o Dodge Dart SE
 
Dodge Dart SE 1972

  Ele foi criado especialmente para um público jovem, que não ligava para cromados mas exigia desempenho.  Com a aceleração e a velocidade máxima de um Dart Coupê, o Special Edition, um novo esportivo lançado pela Chrysler em 72, possuia a mecânica igual à dos Dart, mas o volante de competição e a simplicidade externa reforçavam sua aparência esportiva. Inicialmente a Chrysler lançou o modelo como  uma  boa  opção  para  aqueles  que  sonhavam como Charger R/T, mas hesitavam diante do preço. ( O SE era  40% mais barato ). A Chrysler economizou enfeites, frisos e calotas. Não colocou ducha do pára-brisa, retorno automático do pisca-pisca, ventilador elétrico, luzes de cortesia etc...

   Mas tudo isso foi compensado, em parte, pelo tratamento esportivo que o SE recebeu em seu interior.  O volante, parecido com o do Charger R/T, mais caro do que o dos outros Dart, era esportivo: tem 3 raios de metal e aro revestido com plástico imitando couro. O estofamento, apesar de ser menos luxuoso, era de vinil em padrão quadriculado - branco e preto - e com assentos dianteiros individuais. Sua caixa de marchas tem 3 velocidades, mas a alavanca era colocada no assoalho, numa posição bem confortável e prática para o motorista. O que mais impressionava no Dart SE, era o seu desempenho representado pela excepcional arrancada, e pela velocidade máxima que justificavam plenamente sua "pintura de guerra".  O  motor era o mesmo dos outros Dart, possuia 198cv e esbanjava força e potência.
    Para que o Dart SE ficasse ainda melhor precisariam ser instalados a ducha do para-brisa, uma tampa com chave no tanque de gasolina,  um ventilador para  desembaçar o para-brisa e um rádio, o que completaria o nivel de segurança e conforto mínimos. 
  A Chrysler não vendia o SE com opcionais, e até 1973, quem quisesse instalar freio a disco, deveria procurar um revendedor autorizado.
Em 1974 o Dart SE recebeu freio à Disco de série. Assim a Chrysler estava proporcionando maior segurança, já que este modelo tinha desempenho (devido à sua menor relação Peso/Potência) próxima à dos Charger LS e R/T.

: O Fim do Dart SE

      Esta versão da linha Dart foi extinta em 1976, neste ano, somente os Dodge Charger R/T, Dart de Luxo e Gran Sedan seriam fabricados. Em 1975 a venda dos Dart SE começaram a cair, talvez porque as pessoas preferiram comprar um Dart de Luxo, um pouco mais caro, porém mais completo. E também porque era possível optar por Charger(s)  usados que, desvalorizados pela crise do petróleo, custavam quase o mesmo que um Dart SE novo.  Este modelo era relativamente barato em sua época, mas com a crise dos combustíveis em alta estes modelos foram dizimados, especialmente durante a década de 80. Assim o SE foi extinto, ainda hoje restam poucos exemplares no Brasil.

 
 "O Dodge Dart SE foi realmente o mais bonito, mais possante e mais veloz 'Pé-de-boi' já fabricado no Brasil".  Revista 4 Rodas
Logotipo: Dart SE
 
© Copyright - Dodge News Web Site - Todos os direitos reservados