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         Enormes 
      motores V-8, esbanjando cilindrada e potência, usados em carros de 
      aparência discreta (ou absolutamente escandalosas), assim eram os 
      Muscle Cars da Chrysler. 
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       Uma maneira 
        potente de viver 
         
            Nenhuma 
        época na história do automóvel foi mais fascinante 
        do que a dos muscle cars, período que teve início em 1960 
        e atingiu seu auge em 1968 começando a decair em 1971 devido à 
        "crise do petróleo". Esta era a época dos 
        Dodge Charger, Daytona, Plymouth RoadRunner, Superbird, GTX e outros. 
        Haviam também os "Pony Muscle", carros considerados pequenos-médios, 
        mas que tinham grande potência e até mesmo grandes motores. 
        Este foi o caso dos famosos Dodge Dart GTS, Challenger, Demon, Plymouth 
        Barracuda e Duster. Listaremos aqui alguns destes modelos, e suas histórias, 
        para você conhecer melhor a linha Chrysler dos EUA. 
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      MUSCLE CARS | 
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              Dodge 
              Daytona & Plymouth Superbird: Em 1969, a Dodge transformou 
              o já famoso Charger em um modelo mais aerodinâmico 
              para corridas de alta-velocidade. Obedecendo o regulamento da NASCAR, 
              500 modelos como este foram vendidos ao público comum. O 
              mundo das corridas nunca mais seria o mesmo. Em breve mais fotos 
              e informações em uma exclusiva matéria sobre 
              os famosos "Wing Warriors" da NASCAR. 
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            Dodge Charger : foi lançado em 1966 para concorrer com 
            os modelos "Fastback" da Plymouth e Ford. Baseado no Dodge 
            Coronet, o Charger rapidamente se tornou um grande campeão 
            de vendas. Em 1968, sofreu mudanças estéticas importantes 
            e tendo mais aceitação pelo público. Os motores 
            poderiam ir do 318-V8 (como a linha Dart no Brasil) ao 426-HEMI, de 
            425hp. Este modelo ficou ainda mais conhecido quando se tornou o astro 
            do seriado "The Dukes of Hazzard". | 
         
         
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           Dodge 
            Coronet: Ele foi a porta de entrada da Dodge para o segmento dos 
            carros médios nos EUA. Os primeiros modelos apareceram em 1950 
            e reapareceram na década de 60, já como Muscle-Cars. 
            O Coronet poderia receber o pacote de opcionais "R/T", que 
            o deixava ainda mais potente e esportivo. | 
         
         
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            Dodge 
            SuperBee: Ele foi lançado 
            para ser um concorrente direto do Plymouth RoadRunner, mas não 
            obteve o mesmo sucesso. Apesar disto, se tornou mais um mito da Dodge, 
            pois também era oferecido com o motor 440 "Six-Pack" 
            de 390 cavalos. As suas acelerações eram próximas 
            de carros com motores mais potentes (426 HEMI). Em 1971 a denominação 
            "SuperBee" passou a ser um pacote de opcionais do Dodge 
            Charger.  | 
         
         
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            Plymouth 
            RoadRunner: Em 1968, a maioria dos Muscle Cars possuia muitos 
            acessórios de luxo, que os encareciam. A Plymouth decidiu voltar 
            atrás e lançou o RoadRunner, baseado no Belvedere, porém, 
            com acabamento mais simples e esportivo. Seu nome foi retirado de 
            um desenho da Warner, conhecido no Brasil como "Papa-Léguas". 
            Ele era o "corredor", carro feito para se acelerar, sem 
            se preocupar com detalhes. O carisma dos desenhos e da sua buzina 
            "Beep-Beep", trouxeram fama ao modelo, o tornando 'Carro 
            do Ano de 1968'. Suas motorizações variavam do BigBlock 
            383 ao 426-HEMI. | 
         
         
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            Plymouth 
            Belvedere GTX: Os modelos equipados 
            com o pacote GTX, eram Muscle-Cars de luxo, com vários opcionais 
            e muito desempenho. Era o mais completo da Plymouth em sua categoria, 
            destinado à um público mais seleto. Motores: 440 Six-Pack 
            ou 426-HEMI. | 
         
       
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      "PONY" 
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            Dodge 
              Dart: Foi lançado em 1960 como porta de entrada da Dodge 
              no segmento de carros compactos. Ele sofreu várias mudanças 
              estéticas até se tornar o Dart conhecido no Brasil 
              (nosso modelo é similar aos 68-69 nos EUA). Obteve grandes 
              vendas como um carro "popular". Em 1967 passou a ser um 
              "Pony-Muscle", já que era oferecido com motores 
              que variavam do BigBlock 383 ao 426-HEMI nas versões GT, 
              GTS e HEMI (saiba 
              mais). Foi também um dos mais rápidos da sua época, 
              fazendo 0-100km/h em apenas 5 segundos (versão GTS 440). 
               
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             Plymouth 
              Duster: Derivado do Plymouth Valiant, era incrivelmente popular, 
              devido ao seu baixo preço e alto desempenho, com motor 340. 
              Sua estabilidade era excelente até mesmo para os padrões 
              atuais. Era um carro pequeno mas de boa relação peso/potência, 
              provada nas arrancadas, onde fazia muitos "BigBlocks" 
              passarem vergonha. Motores: 6 Cilindros/Slant ao 360c.i. 
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             Dodge 
              Demon: Ele foi uma resposta da Dodge para o Plymouth Duster, 
              que era um campeão de vendas. Assim como o seu rival, oferecia 
              ótimo desempenho à custo baixo. Fazia de 0-100km/h 
              em apenas 6.5 segundos (com motor 340). Não obteve o mesmo 
              sucesso do Duster, sendo fabricado no período de 1971 à 
              1973.  
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             Dodge 
              Challenger: a Dodge foi a última a lançar um "pony-muscle", 
              mas entrou neste segmento para arrasar. O Challenger vinha com motores 
              que variavam do dócil 6 cilindros: Slant-Six, aos poderosos 
              440 e 426 HEMI. Este modelo atraía todo tipo de comprador, 
              das "senhoras" aos "pilotos" de rua. O carro 
              ficou ainda mais conhecido após ser o astro do filme "Vanishing 
              Point", de 1971.  
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             Plymouth 
              Barracuda: Foi lançada para concorrer com o Ford Mustang 
              e Chevrolet Camaro no segmento dos "Pony-Muscles". Fez 
              mais sucesso em 1970, em sua segunda geração, pelo 
              seu novo estilo e por receber opcionalmente o potente motor 426-HEMI. 
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       Fonte: 
        MuscleCars Website, Revista Auto&Técnica e Arquivos DodgeNews 
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