Mopar Performance : Dart Hemi  
 
  Carros de corrida vendidos ao público comum: esta era a realidade vivida pelos Norte-Americanos, na era dos Muscle Cars - saiba mais -. Se voltarmos aos anos 60, veremos que estes carros especiais não só eram populares nas corridas (NASCAR e NHRA) mas também nas ruas.


POTÊNCIA ERA TUDO

    Naquele período, as montadoras utilizavam as corridas oficiais como forma de conquista de novos - e fiéis - compradores. De olho no mercado e nas regras dos campeonatos, modelos como o Ford Fairlane Thunderbolt com motor 427', Pontiac Catalina 1962 "Swiss Cheese", Ford Torino Talladega e o recordista Dodge Charger Daytona, foram lançados e vendidos normalmente ao público.
    A potência e o exagero na cilindrada era algo desejado por todos, e mais ainda pela própria Chrysler: de olho nas Arrancadas promovidas pela NHRA, a montadora contratou a Hurst Performance para produzir cerca de 80 unidades especiais do Dodge Dart e da Plymouth Barracuda. E a Hurst atendeu seu pedido, pois nenhuma fábrica conseguiu produzir um carro tão selvagem, devastador e assustador como o Dodge Dart Hemi Super Stock de 1968. Só mesmo a Mopar para construír algo como o Hemi Dart, afirmam os especialistas Norte-Americanos. Tom Shaw, jornalista da revista Muscle Car Review chegou a escrever: "A Chevrolet até poderia ter construído um algo como o Dart Hemi, mas somente a Chrysler teve a coragem para isto". Para completar, o ano de 1968 era perfeito para o projeto, pois a Ford se preocupava em ter bons resultados na NASCAR e a GM em construir carros mais seguros e menos poluentes.

LANÇADOS PARA AS PISTAS

    No dia 20 de Fevereiro de 1968, a Chrysler envia cartas aos seus revendedores alertando sobre a opção por seus novos modelos. Sob o código L023 e B029, eram produzidos respectivamente o Dodge Dart e a Plymouth Barracuda, destinados às competições e vendas ao consumidor.
    Levando em consideração que para vencer arrancadas temos que ter o menor peso possível e a maior potência disponível, os Super Stock Dodge e Plymouth eram perfeitos. Totalmente aliviados e muito mais leves que as versões originais. O Dodge Dart Hemi tinha ambos paralamas dianteiros e o capô de fibra, paralamas traseiros "cortados" aliviando peso e aumentando o espaço disponível para os pneus. As portas e parachoques eram produzidos com chapas de aço mais finas que o normal, as máquinas de vidros eram removidas (um cinto e trava mantinha os vidros fechados), não possuia rádio, aquecedor, material isolante, banco traseiro e outros itens considerados "supérfluos" para carros de corrida. Até mesmo os bancos dianteiros eram mais leves, com estrutura em alumínio e a bateria era deslocada para o porta-malas.


A MECÂNICA

    O melhor desta incontrolável máquina era o motor. Debaixo do capô tudo era feito para suportar o enorme HEMI 426. O cilindro mestre era deslocado para dar espaço para as tampas de válvulas, a direção hidráulica era removida, a travessa inferior (K-Member) era adaptada e pequenos "amassados" no cofre/paralama interno eram necessários para acolher o novo motor. Conhecido como uma obra de arte da engenharia automotiva, o "Elefante Laranja" Hemi 426(assim nomeado devido às suas câmaras de combustão hemisféricas e grande cilindrada) foi muito popular nos anos 60, equipando vários veículos Chrysler de rua e competição.
    
No Dart ele vinha com cabeçotes de ferro fundido (havia de alumínio) e cárter simples, para diminuir os custos. tuchos mecânicos, corrente dupla de comando, bomba de óleo de alto volume, taxa de compressão de 12.5:1, dois carburadores Holley Quadrijet mecânicos, coletores dimensionados - Competition Hooker - e saída dupla da descarga completando o conjunto. Para esfriar o ânimo da fera eram usados um radiador de 3 colméias - o mesmo do motor 383 A/C - e uma hélice hidrodinâmica de 7 pás.
    Tentando driblar as regras impostas pelo governo para circulação de automóveis de passeio, a Chrysler declarava menor potência e torque do seu motor HEMI: "apenas" 425 cavalos e 490ft lbs de torque, disponíveis a 4.000rpm. Porém, especialistas constataram que o Dodge tinha, na verdade, cerca de 600 cavalos de potência!
    
Para suportar e transmitir toda esta potência para o chão, o comprador optava pelo câmbio de 4 marchas com alavanca Hurst ou TorqueFlite automático. O diferencial era o Dana 9 3/4, com relação curta: 4.88. Os freios eram à disco na dianteira (pouco comum no período) e tambor na traseira. A suspensão recebia um pacote especial denominado "High Control" e rodas de aço aro 15. A troca dos pneus originais, por esportivos, deveria ser feita pelo próprio comprador.
 

  
    Ao final do projeto a Chrysler havia produzido um dos carros mais rápidos do mundo. Para conter o ânimo dos compradores era necessário assinar um termo de responsabilidade imposto pelo governo Norte-Americano. Apesar do seu baixo preço, cerca de U$4.500, vários pontos deveriam ser levados em consideração antes de se comprar este Muscle Car:

- O veículo era vendido sem garantia e não se conformava aos padrões de segurança federais;
- Uma marcha-lenta alta era necessária para garantir melhor lubrificação, minimizar a aspereza e manter seu funcionamento;
- A regulagem e admissão possuíam mistura rica, o que causava problemas para o funcionamento do motor em clima frio;
- O Consumo de óleo era maior do que o normal, para que os cilindros e válvulas fossem melhor lubrificados;
- Os carburadores possuem regulagem pouco adequada para uso em rua. Seu consumo é maior do que o de carros convencionais;
- Ruídos no funcionamento do motor eram notados devido à alta taxa de compressão e utilização de comando de válvulas e tuchos mecânicos;
- O sistema de ignição era projetado para obter melhor desempenho, devendo ser mantido em ótimas condições. Fazendo-se necessário inspecionar, ajustar, e substituir mais freqüentemente as velas e cabos de ignição;
- Nos carros equipados com transmissão automática, o ajuste da cinta deve ser feito mais freqüentemente;
- Devido às suas características e alto desempenho, as despesas relativas a manutenção (troca de óleo, etc...) serão maiores e mais frequentes.

 


     Além de todas as considerações acima, a Chrysler ainda colava um adesivo ao lado da porta com os dizeres: "Este veículo não foi fabricado para uso em ruas, estradas ou rodovias públicas, e não está de acordo com os padrões de segurança para veículos automotores".

DOMINANDO AS COMPETIÇÕES

    Fora os problemas e questionamentos trazidos pelas regras impostas pelo governo, o Dart HEMI 1968 era um ótimo negócio para quem queria andar na frente. Com seus 600hp e peso de apenas 977 kg, este Dodge conseguia alcançar os 402 metros (Arrancada) na casa dos 10 segundos aos 216 km/h!
   
Nas competições da NHRA, o Dodge Dart Hemi competia com a Plymouth Barracuda (também HEMI) e outros modelos das várias montadoras. E como não podia deixar de ser, os modelos Chrysler dominaram as arrancadas naquele período. Prova disto foram os recordes da categoria conseguidos por Ronnie Sox (Barracuda) e Don Groother (Dart).
    Sem dúvida estes modelos marcaram seu tempo, entusiasmando todos até os dias de hoje. Fato comprovado quando assistimos suas arrancadas, com baixo tempo e ainda muita disposição.

   
Adaptação e tradução (Site EUA): Fernando Resende - Dodge News
 
   
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Download vídeo : Dodge Dart Hemi   Dodge Dart HEMI Super Stock : Arrancada EUA

(Clique nas TVs ao lado com o botão direito do mouse e depois em "Salvar destino como" para fazer o download para seu computador)

 
Download vídeo : HemiCuda   Plymouth Hemi Cuda 68 : Arrancada EUA
1/4 Milha: 8.80 segundos, 244 km/h!
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